TIPOS DE REDAÇÃO NO ENEM


As formas literárias são aquelas em que o objetivo da expressão não é apenas o de expressar idéias, mas fazê-lo de forma artística. A literatura é a arte da palavra, daí a importância que assume o aspecto estético nestas formas. A literatura parte da realidade mas, como toda arte, é uma transfiguração do real, em que o artista recria a realidade por meio da língua.

Assim, o texto, considerado no sentido literário, visa à expressão artística, daí decorrendo um tratamento diferenciado em relação à linguagem técnica ou àquela que utilizamos na comunicação comercial.

Quando escrevemos uma carta, quando redigimos uma crônica, quando nos propomos a descrever uma cidade que visitamos, estamos trabalhando formas literárias e mesmo que não sejamos escritores é o manejo artístico da linguagem aquilo que buscamos.

Da linguagem literária participam inúmeras formas de expressão escrita e, mesmo que no nosso objetivo imediato não queiramos "fazer literatura", o redigir, na maior parte das vezes, implica não somente a técnica como a arte.

A rigor, poderíamos distinguir, dentro de um critério de perspectiva dos gêneros, as formas diretas, em que o autor explana seus pontos de vista dirigindo-se ao leitor (ou ouvinte), e aí incluiríamos a crônica, o discurso, as memórias, o diálogo, a carta, e as formas indiretas, sejam elas as formas de ficção (como o conto, a novela, o romance), as formas poéticas ou as dramáticas.

Dentro destas duas formas (diretas ou indiretas), encontramos estruturas que nos servem de modelo para uma ou outra. Assim, tanto num romance como em uma carta, podemos ter descrições; tanto num conto como num trecho de memórias, podemos ter narrações.


Postar um comentário