COMO FAZER NARRAÇÃO NO ENEM


Narrar significa contar alguma coisa. A matéria básica da narração é o fato, o acontecimento. Portanto, na idéia de narrar está implícita a idéia da ação, do acontecer. Assim, temos de considera:

  • o que narramos (o fato);
  • com quem ocorreu ou ocorre (o protagonista);
  • como ocorreu;
  • quando ocorreu;
  • por que ocorreu;
  • o que ocorre a partir disto (a conseqüência deste fato).
Dessa forma, na narração, as capacidades de ordenação e de observação são importantes, bem como a capacidade de interpretação, e sobretudo a imaginação.
Em literatura, o escritor se revela pela sua capacidade de narrador, isto é, a capacidade de "inventar situações", imaginar circunstâncias, encadear os fatos. 


A narração é a essência do conto, do romance, da novela. São elementos de toda narração:

1. A ordem do relato, que pode seguir o tempo cronológico ou o tempo psicológico.
2. O ponto de vista do narrador. 

Deve-se levar em consideração se quem conta a história é seu personagem (protagonista) ou se é alguém que a observou de fora, ou ainda se é alguém que a rememora.
Se o narrador participou da história, ele usará a primeira pessoa. Se quem conta apenas narra o que viu ou soube, usará então a terceira pessoa. O narrador que conta a história como quem sabe toda a verdade (o fato todo) é chamado de narrador onisciente. 

O enredo ou intriga é o encadeamento, a sucessão dos fatos, o conflito que se desenvolve. Quando o enredo apresenta situações conflituosas e antagônicas, chegamos à dramaticidade. As novelas e os romances, sobretudo as novelas de televisão, atualmente buscam justamente essa dramaticidade.
A excessiva dramaticidade, entretanto, pode atingir um exagero de mau gosto, aquilo que chamamos de "dramalhão" e que pela carga demasiada de situações conflituosas pode atentar contra a verdadeira realidade.

As situações dramáticas - de acordo com o envolvimento de suas personagens e com os riscos e conflitos que oferecem - podem ser as mais variadas.
Ex.: a vingança, a fuga, a perda de alguma pessoa, a imprudência com conseqüências, a transgressão de regras, o sacrifício da pessoa amada, a desonra, o assassínio, a revolta, etc.

O tema é a matéria do enredo. Por exemplo, o tema da traição tem um tratamento e assume um caráter diferente em Machado de Assis (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e em Gustave Flaubert (Mme. Bovary). O que importa aí é o ponto de vista do autor e o enredo. Outro exemplo é o tema da infância, conforme Raul Pompéia (em O Ateneu) ou José Lins do Rego (em Menino de Engenho). 

A narração pode ser real ou fictícia. Assim as biografias, os perfis, as memórias (autobiografias) são também formas narrativas, mas não pertencem à narrativa de ficção.

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