APRENDA A FAZER UMA SINOPSE #ENEM


Muitos vestibulares estão mudando a forma como cobram a redação. A Unicamp, por exemplo, não cobrará mais as tipologias textuais com as conhecemos. Agora o que será pedido serão os gêneros textuais. Isso quer dizer que você poderá ser "obrigado" a desenvolver uma carta, um conto, um telegrama e mais uma infinidade de gêneros. Por mais que o conceito de gênero se refira a "épico" e outros mais específicos, as formas podem mudar. Já pensou, por exemplo, ser pedida uma sinopse? É por isso que trouxe esta postagem para cá.


"É a apresentação concisa do texto de um artigo, de obra ou documento que acompanha, devendo ser redigida pelo autor ou editor", escreve Rebeca Peixoto da Silva (Redação Técnica, 1974)

As sinopses são freqüentes sobretudo em trabalhos científicos, tais como teses, e são de grande utilidade na consulta bibliográfica.
 
Vamos ver um exemplo de sinopse:

Curso de Concreto de José Carlos Süssekind

SINOPSE
Esta obra destina-se a estudantes de engenharia, tanto em graduação como em pós-graduação, e a todos os engenheiros civis interessados no assunto abordado. Compreende três grupos distintos de estudos:

1o grupo: estudo das propriedades e características mecânicas e geológicas do concreto, aço, concreto armado. Coeficientes de segurança (segundo a formulação mais moderna). Comportamento e dimensionamento, na rotura, para os esforços simples. Este primeiro grupo de temas corresponde ao estudo das barras de concreto armado e de seu detalhamento, para as situações mais usuais.
2o grupo: estudo das articulações, consolos e nós de quadro. Estudo de lajes. Métodos clássicos e cálculo à rotura. Lajes maciças, nervuradas. Lajes cogumelo. Punção. Estudo das vigas parede. A "arte" do detalhamento. Idéias gerais para o projeto de estruturas em concreto. A pré-fabricação. Este segundo grupo corresponde ao estudo das placas e vigas parede, das formas mais eficientes e práticas de detalhar armações, em estruturas de concreto. Introdução de temas novíssimos, entre os quais "como se chegar ao projeto e construção por pré-fabricação".
3o grupo: o concreto protendido. Conceituação, estudo, dimensionamento e aplicações. Este grupo equivale ao que já foi abordado nos dois primeiros com relação ao concreto armado, só que desta vez sendo tudo revisto em função da introdução da protensão.

Postar um comentário