Interpretação de Textos com o Descomplica


Neste artigo você resolverá alguns exercícios de interpretação. Nesta lista de cinco exercícios há a descrição dos objetivos do teste e também o assunto trabalhado. Tudo está alinhado com o Edital do Enem e foi elaborado a partir das aulas do Descomplica, site de aulas online.  Caso queira saber como assinar o Descomplica, clique no link anterior.

lista de exercícios de interpretação de textos

LEIA O TEXTO II PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 05 A 10.

TEXTO II

A liberdade ameaçada

exercício-enem-interpretacao-descomplica (4)Costumo dizer que a liberdade de imprensa, mais do que direito dos jornalistas e das empresas jornalísticas, é da sociedade. Só com a livre circulação de ideias e de informações uma nação pode evoluir e construir uma sociedade realmente justa e equilibrada. Foi para defender essas propostas e para informar a sociedade brasileira sobre seu direito inalienável de receber informação livre que criamos a nossa Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (RDLI).

Há três grandes temas em debate: “O direito à informação x privacidade”, “O acesso à informação pública” e “As responsabilidades e os interesses dos jornalistas e das fontes”.

Em relação à informação e à privacidade, houve consenso de que se trata de questão complexa e difícil. O direito da sociedade à informação e o direito das pessoas à privacidade são dois princípios constitucionais, fundamentais, mas muitas vezes conflitantes.

Quanto ao tema do acesso à informação pública, a principal conclusão é a de que o Brasil precisava avançar muito. Infelizmente, alguns homens públicos ainda tratam a informação pública como se fosse propriedade do Estado, e não da sociedade a que devem servir. O livre acesso à informação pública é uma das principais características das democracias modernas.

Finalmente, no que se refere aos interesses e responsabilidades dos jornalistas e das fontes, referendamos a velha máxima: o jornal e os jornalistas nunca deverão ter interesse próprio. Eles trabalham para a sociedade e, por isso, devem sempre preservar sua independência.

Nelson Pacheco Srotsky. Folha de S. Paulo, 12/06/2007, p. 3.

QUESTÃO 05 (Descritor: depreender de uma afirmação explícita outra afirmação implícita.)

Assunto: Procedimento de leitura / a dimensão semântico-formal dos textos.

A preocupação do autor a que faz alusão o título do texto é o fato de que

a) as notícias de violência da sociedade brasileira costumam predominar em nossos jornais.

b) os jornalistas não defendem o interesse da classe no exercício de sua função.

c) os políticos se beneficiam das informações públicas em seus negócios particulares.

d) a informação de interesse público é, por vezes, considerada como se fosse uma propriedade do Estado.


QUESTÃO 06 (Descritor: depreender de informações explícitas e implícitas a partir da leitura de um texto.)

Assunto: Procedimento de leitura / a dimensão semântico-formal dos textos.

Analise as afirmações a seguir:

I – A frase “O jornal e os jornalistas nunca deverão ter interesse próprio” encarece o respeito que se deve ter à função pública da imprensa.

II – A criação da RDLI deu-se graças ao desejo de se garantir o direito das pessoas à privacidade.

III – No Brasil, o acesso à informação de interesse público é um direito garantido e um fato consolidado.

Em relação ao texto, está CORRETO apenas o que se afirma em

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

QUESTÃO 07 (Descritor: relacionar mecanismo coesivo à intencionalidade do discurso.)

Assunto: Gerenciamento do discurso / a dimensão semântico-formal dos textos.

A liberdade de imprensa, mais do que direito dos jornalistas e das empresas jornalísticas, é da sociedade.”

O sentido da frase está CORRETAMENTE traduzido nesta outra formulação:

a) Os jornalistas e as empresas jornalísticas têm menos direito à liberdade de imprensa do que a sociedade.

b) Antes de ser um direito de jornalistas e de empresas jornalísticas, a liberdade de imprensa é um direito social.

c) Por se tratar de um direito social, a liberdade de imprensa deve ser garantida a todos os jornalistas e empresas jornalísticas.

d) A liberdade de imprensa é um direito da sociedade, mais importante do que os direitos particulares dos jornalistas.

QUESTÃO 08 (Descritor: relacionar mecanismos de sentido à sua significação observando entre eles as relações flexionais.)

Assunto: Estrutura da oração / articulação entre sintagma nominal e sintagma verbal / a dimensão semântico-formal dos textos.

As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase:

a) Incluem-se entre as responsabilidades dos jornalistas o respeito que devem estes às suas fontes.

b) Ainda que hajam interesses particulares em jogo, os jornalistas devem considerar o interesse público das notícias.

c) Debateu-se três grandes temas na RDLI referentes aos direitos que todo e qualquer jornalista deve levar em conta.

d) Não compete aos homens públicos tratar as informações de interesse social como se fossem de interesse privado.

QUESTÃO 09 (Descritor: relacionar mecanismo coesivo à intencionalidade do discurso.)

Assunto: Voz passiva e voz ativa como recursos de estruturação do enunciado / a dimensão semântico-formal dos textos.

Transpondo-se para a voz passiva a frase O jornal e os jornalistas devem sempre preservar sua independência, o segmento sublinhado será lido como

a) “deve sempre ser preservada”.

b) “sempre deverá ser preservada”.

c) “devem sempre ser preservados”.

d) “sempre se deverá preservar”.

QUESTÃO 10 (Descritor: analisar as relações semântico-sintáticas em segmentos do texto.)

Assunto: Uso de mecanismos de articulação flexional na construção do texto / a dimensão semântico-formal dos textos.

Está inteiramente adequada a articulação entre os tempos e os modos verbais na frase:

a) Se a liberdade de imprensa fosse um direito apenas dos jornalistas, cada vez que se desrespeite a liberdade de imprensa a sociedade não terá como reclamar.

b) Enquanto os jornalistas pensarem apenas em seus próprios interesses, não haveria como resguardar o direito da sociedade à livre informação.

c) Espera-se que dos três grandes debates promovidos pela RDLI resultem propostas práticas que venham a reforçar o direito à liberdade de imprensa.

d) No caso de vir a ser desrespeitado o direito social à livre informação, joga-se fora uma das principais características das democracias modernas.

gabarito dos exercícios

QUESTÃO 05

D

QUESTÃO 06

A

QUESTÃO 07

B

QUESTÃO 08

D

QUESTÃO 09

A

QUESTÃO 10

C


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