TÉCNICAS DE REDAÇÃO PRO VESTIBULAR


Redigir, compor uma redação, um texto, é uma técnica que implica o domínio de capacidades lingüísticas. Assim, estamos diante de processos intelectuais que envolvem, basicamente, dois momentos: o de formular pensamentos (aquilo que se quer dizer) e o de expressá-los por escrito (o redigir propriamente dito). Fazer uma redação, seja ela de que tipo for, não significa apenas a atuação de uma capacidade de escrever de forma correta, mas, sobretudo, a de organizar as idéias sobre determinado assunto.

A linguagem escrita, basicamente diferente da linguagem oral, está, conforme diz Mattoso Câmara Jr., "em essência relacionada com a linguagem literária. Um livro técnico, uma monografia, um artigo de jornal ou de revista não são nem devem procurar ser literatura no sentido estrito do termo, mas a ela se ligam pelo cordão umbilical de sua natureza de trabalho escrito".

Assim, a condição básica para bem redigir é que se tenha presente e claro o conteúdo do que se quer expressar. "O que é bem concebido", diz Boileau, "se enuncia claramente." Isto quer dizer que as coisas devem estar claras para nós antes de serem comunicadas (ao outro ou ao papel).

Daí a importância que assume para uma boa redação a bagagem cultural de quem escreve. Diz o Prof. Mattoso Câmara Jr. que "A arte de escrever precisa assentar (...) numa atividade preliminar já radicada, que parte do ensino escolar e de um hábito de leitura inteligentemente conduzido; depende muito, portanto, de nós mesmos, de uma disciplina mental adquirida pela autocrítica e pela observação cuidadosa do que outros com bom resultado escreveram". Isto quer dizer: aprender os padrões lingüísticos, observando como escrevem os bons escritores.

Mas, se a observação cuidadosa dos bons modelos e a assimilação de padrões lingüísticos é um dos recursos para obter uma boa forma na escrita, é preciso que não se perca de vista que na experiência de redigir entram, como elementos fundamentais, a inventividade e a percepção da realidade que tem aquele que escreve.

Se o ato de escrever parte de uma formulação de pensamentos, é preciso que esses pensamentos se organizem de forma criadora, estimulados pela sensibilidade, pela consciência viva do mundo que nos rodeia, pela descoberta de relações, por uma visão própria da realidade. A esta capacidade de renovar o real e apresentá-lo à nossa maneira chamamos, em geral, criatividade e ela é uma das molas mestras para a consecução da boa redação.

São assim etapas do processo de escrever:

1. A criação e formulação de idéias (conceber e organizar).

2. A expressão escrita dessas idéias.

Na segunda fase é que se torna muito importante o domínio do código escrito, ou seja, a boa execução da linguagem.


Postar um comentário