A POESIA NA REDAÇÃO DO ENEM


Embora seja muito improváavel que um vestibular peça para que o aluno faça uma poesia, existem muitos exercícios baseados em textos poéticos. Compreendê-los, portanto, é essencial para que você obtenha sucesso nessa atividade.
 
Poesia é termo indefinível e, ao tentar explicá-la, esbarramos diante de conceitos obscuros, de elementos fugidios. O que é o poético? O que faz a essência da poesia?
De uma forma elementar, sabemos que poesia é a arte de fazer versos. O verso é o elemento básico do poema, peça da criação poética.
Na questão da criação poética entram dois elementos fundamentais: a criação (a invenção) e o fazer poético (a técnica). A técnica pode ser definida e exercitada. A capacidade de "criar" poesia é dom que se desenvolve, mas é pessoal, próprio do artista.
O poema (que pode ser épico, lírico ou dramático) poderá ser considerado poema quanto à forma, mas só será verdadeiramente "poesia" se pela sua essência atingir verdadeiramente o nível do poético. Da mesma forma, num texto em prosa poderá haver poesia. O poético não está na forma.
Com relação ao verso, em seu aspecto de "técnica", consideramos: o ritmo, a rima, a composição, a estrutura, a harmonia. Esses elementos podem se dispor na frase poética nas mais variadas formas, já que a poesia não pode ser codificada nem amordaçada em regras.
Da sensibilidade do poeta, de sua grandeza é que advirá a dimensão do poema, seu maior valor, não da forma escolhida ou do tema tratado, isoladamente.
Veja-se, por exemplo, a seguir, o poema Jazz, de Mário Quintana:

Jazz 
Deixa subirem os sons agudos, os sons estrídulos do jazz no ar.
Deixa subirem: são repuxos: caem...
Apenas ficarão os arroios correndo sem rumor dentro da noite.
E junto a cada arroio, nos campos ermos,
Um anjo de pedra estará postado.
O Anjo de Pedra que está sempre imóvel por detrás de todas as coisas
Em meio aos salões de baile, entre o fragor das batalhas, nos comícios das praças públicas
E em cujos olhos sem pupilas, brancos e parados, Nada do mundo se reflete.
(O Aprendiz de Feiticeiro)

Postar um comentário