Produzir um texto é uma forma de autoconhecimento


Produzir um texto é uma forma de autoconhecimento. Sua produção pode ser uma forma de desabafar mágoas ou exteriorizar grandes emoções. E a função emotiva da linguagem.
Uma vez, porém, escrito o texto, ele ganha vida própria. Passa a ser a objetivação de nossos sentimentos e de nossas ideias. Fixa um momento. Podemos voltar a ele para nos reencontrarmos. As ideias podem ser reexaminadas, aprofundadas, modificadas. Pensa-se melhor escrevendo, pois as ideias vão se organizando fora de nós, de uma forma observável. Um problema de matemática pode ser resolvido de cabeça. E mais seguro, porém, resolvê-lo por escrito. O mesmo vale para um tema qualquer sobre o qual devamos formar e exprimir nossa opinião.


Escrever é também uma forma de participar do debate social. Os temas solicitados em geral focalizam problemas sociais, políticos, econô-mícos? artísticos cuja discussão agita a sociedade.
Ora, a discussão inteligente de tais problemas exige informação. Não se pode discutir sem dados e sem argumentos. Daí a necessidade da leitura. E necessário colocar-se em contato com o universo cultural: jornais, revistas, televisão, teatro, música.

Postar um comentário